CIRURGIAS ESTÉTICAS

Ginecomastia

Um fantasma que se esconde dentro do paletó
Um fantasma que se esconde dentro do paletó

Alguns homens podem apresentar aumento das mamas, o que denominamos de Ginecomastia. Trata-se de uma deformação que acomete que os homens em várias faixas etárias, especialmente na adolescência e na terceira idade. No primeiro caso, ela é preferencialmente glandular e no segundo, gordurosa. Muitas são as causas, porém o mais frequente é a predisposição genética. Entretanto, sempre que as mamas aumentam no homem se faz necessária uma investigação endocrinológica completa antes de indicar a cirurgia, mas o tratamento, com raras exceções, é, sim, cirúrgico.

Existem vários tipos de ginecomastia: aquela em que há aumento apenas da glândula mamária, aquela em que há aumento do tecido gorduroso da região e aquela em que há aumento destes dois elementos. Também podemos encontrar assimetrias ou ginecomastia unilateral.

A cirurgia engloba várias técnicas. A mais comum é a retirada do tecido mamário por uma incisão (corte) em meia-lua na parte inferior da aréola. Quando há tecido gorduroso envolvido, realizamos uma lipoaspiração concomitante. Na nossa experiência, são raros os casos em que se realiza apenas lipoaspiração – o mais comum é proceder à retirada cirúrgica da glândula, mesmo quando lipoaspiramos. Em adolescentes magros, a cirurgia é mais simples e geralmente consiste apenas na retirada da glândula.

Normalmente esta cirurgia é realizada sob anestesia local. Quando há lipoaspiração pequena, que não atinge as regiões axilares ou o tórax superior, podemos realizar com anestesia local e sedação pelo anestesiologista, porém se a cirurgia abrange uma superfície maior do tórax, ou se o paciente for muito grande, precedemos o ato cirúrgico com uma anestesia peridural.

Este procedimento é ambulatorial, ou seja, o paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia. Em casa, fará repouso de 48h e usará um corpete compressivo em torno de duas a oito semanas sob suas vestimentas. Pedimos que não exponham a região operada ao sol em torno de três meses. Os exercícios físicos são muito bons no pós–operatório e liberamos para esta atividade assim que o inchaço e a dor tenham desaparecido, geralmente após a 3º semana de pós-operatório. Esta cirurgia costuma não apresentam dores importantes, porém o inchaço pode ocorrer quando há lipoaspiração. As cicatrizes tendem a ficar imperceptíveis mesmo que o paciente não tenha pêlos no tórax.

Muitos portadores de ginecomastia se privam de relacionamentos intersexuais, lazer com roupas de banho e até mesmo esportes que exponham o corpo. Alguns adolescentes enfrentam este mesmo problema e até alteram seu desempenho escolar, podendo ser escolhidos, inclusive, como chacota da turma. O tratamento, portanto, é muito interessante porque resolve definitivamente este problema que afeta os pacientes do sexo masculino, sem tirá-los de sua atividade normal e sem que as outras pessoas tomem conhecimento do que vem acontecendo.



LOCALIZAÇÃO

Rua Miguel Tostes, 672
Rio Branco – Porto Alegre/RS
CEP: 90430-060
Fone: 51 3333-7227
Celular: 51 98594-8356

A CLÍNICA

A CLINICA PLATCHECK foi idealizada para oferecer um ambiente amplo e agradável com serviços associados. Escolhemos um lugar grande com vários consultórios, bloco cirúrgico ambulatorial e salas de espera onde a Dra. Rosanne Platcheck pode atender com carinho e competência seus pacientes.

Desenvolvido por Agência Publicon