Cirurgias Reparadoras e de Câncer de Pele

Por meio de intervenções cirúrgicas ou não, as cirurgias plásticas reparadoras procuram aprimorar ou recuperar as funções e ainda restabelecer a forma mais próxima possível do contorno corporal.” el_class=”” el_style=”” dash_style=”btAccentDash”][/bt_header][bt_hr top_spaced=”not-spaced” bottom_spaced=”bottomSemiSpaced” transparent_border=”noBorder” el_class=”” el_style=””][/bt_hr][bt_header superheadline=”” headline=”Cirurgias Reparadoras” headline_size=”medium” dash=”top” subheadline=”Diferentemente da cirurgia plástica estética, a cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir deformidades congênitas (de nascença) e/ou adquiridas (traumas, alterações do desenvolvimento, pós-cirurgia oncológica, acidentes e outros) devidamente reconhecidas. Também se dá quando existe déficit funcional parcial ou total e cujo tratamento exige recursos técnicos da cirurgia plástica, sendo considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.

Por meio de intervenções cirúrgicas ou não, as cirurgias plásticas reparadoras procuram aprimorar ou recuperar as funções e ainda restabelecer a forma mais próxima possível do normal.” el_class=”” el_style=”” dash_style=”btAccentDash”][/bt_header][bt_hr top_spaced=”not-spaced” bottom_spaced=”bottomSemiSpaced” transparent_border=”noBorder” el_class=”” el_style=””][/bt_hr][bt_header superheadline=”” headline=”Cirurgia de Câncer de Pele” headline_size=”medium” dash=”top” subheadline=”Em situações superficiais e de pouca agressividade, podem ser usados anticancerígenos tópicos, como em casos de carcinoma basocelular superficial, ou a clássica retirada cirúrgica da lesão, com margens livres. Em casos de tumores de pele maiores, o cirurgião deve retirá-lo e reconstruir a área acometida.

Muitos cirurgiões plásticos realizam todas as etapas da remoção e reconstrução da área acometida pelo câncer de pele. Às vezes, pode-se optar por realizar a cirurgia em conjunto com o cirurgião oncológico, como em casos de melanoma com acometimento de linfonodos, ou o cirurgião especialista em cabeça e pescoço.

O aspecto de uma lesão cujo diagnóstico é de câncer de pele (confirmado por biópsia e/ou dermatoscopia) só melhora com o tratamento. A regressão espontânea é raríssima.